Porque Moisés não entrou na Terra Prometida?
Porque Moisés não entrou na Terra Prometida?

Porque Moisés não entrou na Terra Prometida?

Moisés não entrou na Terra Prometida devido a um incidente que ocorreu em Meribá, também conhecida como “Águas de Meribá” ou “Meribá de Cades”. Este evento é descrito na Torá, especificamente no Livro dos Números (Bamidbar) no Antigo Testamento, nos capítulos 20:2-13.

Aqui está um resumo do que aconteceu:

  1. A Falta de Água: Os israelitas estavam no deserto e reclamaram a Moisés e Arão sobre a falta de água para si e para seus rebanhos.
  2. Instrução de Deus: Deus instruiu Moisés a falar com uma rocha, e ela traria água para o povo e seus animais.
  3. Resposta de Moisés: Moisés, no entanto, ficou frustrado com as reclamações do povo e, em sua raiva, ele bateu na rocha duas vezes com seu cajado, em vez de falar com ela como Deus havia ordenado.
  4. Consequência: Água de fato jorrou da rocha, mas porque Moisés não seguiu as instruções explícitas de Deus, ele foi responsabilizado por suas ações.
  5. Pronunciamento Divino: Deus, em resposta, informou Moisés e Arão que, por não confiarem o suficiente nele para santificá-lo diante dos israelitas, eles não seriam os escolhidos para guiar o povo até a Terra Prometida.

O trecho específico do Livro dos Números (20:12) é:

O SENHOR, porém, disse a Moisés e a Arão: ― Como vocês não confiaram em mim para me santificar à vista dos israelitas, não conduzirão esta comunidade para a terra que dou a vocês. Estas foram as águas de Meribá, onde os israelitas discutiram com o SENHOR e onde ele se mostrou santo no meio deles.
Números 20:12-13

Este incidente é frequentemente visto como uma demonstração da severidade das expectativas de Deus quanto à obediência e das consequências que podem surgir da desobediência, mesmo para líderes reverenciados como Moisés. Moisés foi permitido a observar a Terra Prometida de longe, mas não lhe foi permitido entrar nela. Após esse evento, ele preparou Josué para assumir a liderança dos israelitas nas etapas finais de sua jornada para Canaã.

O fato é que o motivo real que está por detrás disso é que a murmuração e a acusação de Moisés contra o Povo de Israel é que é o real motivo. Se lembrarmos no caso de Elias, na mesma montanha ele reclama dizendo que não restou ninguém que servia ao Senhor. Então em resposta o Senhor disso que haviam 7 mil que ainda o serviam e não haviam se prostrado a Baal.

Não, Deus não rejeitou o seu próprio povo, a quem ele escolheu desde o princípio de tudo. Vocês se lembram do que as Escrituras dizem a respeito do profeta Elias se queixando a Deus contra Israel? “Senhor, o povo de Israel matou todos os seus profetas. Sou o único que sobrou; e agora estão tentando matar-me também”. Romanos 11:2-3

Neste caso semelhante ao caso de Moisés, Elias também, ao voltar, teve que passar o ministério ao sucessor Eliseu. Assim como Moisés teve que passar o ministério ao sucessor Josué. Ambos não poderia cumprir o ministério em sua plenitude.

Desde Sião, Miguel Nicolaevsky

Um comentário

  1. Avatar
    Alejandro Gelacio

    Deseo por favor !
    Hacer una pregunta:

    En libro de:
    Apicalipsis Capitulo: 6 Versículo:2″
    Un caballo blanco se refiere a nuestro Señor
    Jesus o al Anticristo. Deseo saber !
    Muchas gracias!

Deixe um comentário