O Segredo Revelado: Porque Jesus realmente teve que se batizar?

Eu estou novamente no Jordão na região de Qars Al-Yehuda quer dizer a Fortaleza do judeu, era aqui nesta região um pouco mais para dentro onde o Rio Jordão passava há cerca de 2000 anos atrás. Mas esse é sem dúvida eh o lugar mais próximo da onde aconteciam os batismos.

Onde aconteceu também a travessia do Rio Jordão pelo povo de Israel e também a travessia de Elias e Eliseu e o retorno de Eliseu e hoje eu não vou falar tanto sobre a geografia sobre a história arqueologia nada disso. Hoje eu quero tentar juntamente com vocês responder uma questão e que está sempre aí com uma interrogação e é qual o Real motivo pelo qual Jesus vem ao Jordão e se batiza afinal de contas nós sabemos que egundo a fé Messiânica e Cristã, Ele não pecou e o batismo que João estava realizando aqui no Jordão era o batismo do arrependimento.

Neste artigo e estudo eu quero juntamente com você e com as escrituras tentar desvendar o real motivo pelo qual Jesus veio aqui há 2000 anos atrás e disse as palavras que nós vamos ler hoje então como referência eu vou abrir aqui em Mateus 3:13 a 17 e eu vou ler em hebraico vou ler em português para vocês. Para que não ha dúvida de que o texto é praticamente o mesmo, diz assim em português.

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Mateus 3:13 a 17

Texto em Hebraico:

ויבא ישוע מן הגליל הירדנה אל יוחנן להטבל על ידו׃

ויוחנן חשך אותו לאמר אני צריך להטבל על ידך ואתה בא אלי׃

ויען ישוע ויאמר אליו הניחה לי כי כן נאוה לנו למלא כל הצדקה וינח לו׃

ויהי כאשר נטבל ישוע וימהר לעלות מן המים והנה נפתחו לו השמים וירא את רוח אלהים יורדת כיונה ונחה עליו׃

והנה קול מן השמים אומר זה בני ידידי אשר רצתה נפשי בו׃

מתי ג:יג-יז

Aparentemente se utilizarmos somente esse texto nós entenderemos que se tratava talvez de batismo de arrependimento mas como pode ser batismo de arrependimento se estamos falando do Messias e para provar isso o próprio João testifica que Jesus não precisa de batismo.

João diz: Eu é que preciso ser batizado e por você mas você vem a mim.

Então Jesus: Fala convém que se cumpra toda justiça e eu tentei por muitos anos tentar entender isso.

O que significa cumprir toda a justiça? Então fui buscar a orientação do Espírito de Deus e a orientação da palavra de Deus para revelar qual o real sentido e desta passagem.

Para isso eu quero eu trouxe um slide no víde para vocês onde vocês talvez consigam entender junto comigo o mistério desse batismo de Jesus o filho de Deus que era puro mas que decidiu se batizar nas águas de Jordão conforme ele mesmo disse para cumprir toda a justiça.

O primeiro texto está em Êxodo 14:21, 22, 23, 27, 28 e 29

21 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.

22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.

23 E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.

24 E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios.

25 E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.

26 E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.

27 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar

O segundo texto está em Josué 3:1-17

Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, ele e todos os filhos de Israel; e vieram até ao Jordão, e pousaram ali, antes que passassem.

E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial;

E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis.

Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.

Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.

E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.

E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.

Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, parareis aí.

Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus.

10 Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus.

11 Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós.

12 Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem;

13 Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.

14 E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo.

15 E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa),

16 Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó.

17 Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.

No primeiro texto que mostro para vocês está falando sobre a saída do povo do Egito o povo sai do Egito e passa pelas águas do mar vermelho cujo objetivo é mostrar que agora eles estão deixando o e seguindo rumo à Jornada para a terra prometida este aparentemente batismo ou seja passagem por lugar da morte por dentro da onde ficavam as águas que poderiam afogá-los não significa que eles herdaram ou já estão exercendo a função para a qual Deus os chamou significa e sim o começo de um processo longo de preparação o povo passa 40 anos no deserto e é provado no deserto.

Esse primeiro sinal de imersão de purificação e de preparo do povo é apenas o ponto de partida onde o povo deveria passar um deserto. Um período árduo um período de Tentação de provação de lutas de fome de sede um período de rebeldia de rebelião onde o povo muitas vezes cai em pecado. Depois se arrepende e Deus perdoa, e Deus tem misericórdia. Mas nesse processo longo existe muita dor muita morte muito sofrimento.

O segundo texto que eu mostro para vocês fala sobre a passagem do povo aqui no Jordão notem que isso acontece depois de 40 anos que o povo passou pelo mar vermelho, levou a ser provado no fogo, lapidado, boa parte do povo já não existe mais. Agora o povo chega às margens do Jordão e precisa cruzar as águas do Jordão. Claro, um povo inteiro com tudo que ele tinha não podia passar dentro da água então o Senhor abre a água, mas a passagem pelo Jordão tem um significado espiritual, mas não é a herança eterna, a salvação. Mas significa que o povo agora está entrando para a terra prometida para exercer uma função. Esta função é um ministério, é um serviço que o povo faz. O povo agora tem que estar focado na conquista da terra santa. Não quer dizer que o povo não vai falhar, que ele não vai pecar, que ele não vai se arrepender. Mas sim agora o povo está de certa forma preparado para exercer a função como povo. Notem que somente com a entrada na terra santa é que o povo é chamado de povo diante do Monte Ebal e do diante do Monte Gerizim. Durante a os sacrifícios ali, diante do altar que Josué levanta. Veja o que está escrito: neste dia vocês se tornam um povo, havia uma promessa.

Na Promessa de Abraão havia uma movimentação, a movimentação de Moisés. Havia a jornada de promessa para chegar à terra santa, mas o povo ainda não estava naquele ministério para o qual Deus o chamou e o ministério que Deus chamou o povo de Israel. Não era só somente para conquistar, pisar a terra santa e conquistar cada um dos seus centímetros mas também era um ministério de sacerdócio ou seja o povo de Israel passa exercer um sacerdócio entre as nações, é claro que haviam os sacerdotes, os Levitas mas o povo como todo conforme a gente pode ler em muitos Salmos foi chamado para proclamar diante das nações o nome do Deus de Israel e é esta justiça que agora eu consigo entender através de diversas passagens, e vocês agora vão entender também o por que era necessário que Elias passasse aqui e na volta também junto após Elias, Eliseu passasse aqui. Ora Eliseu também estava a cumprir também a justiça, eles precisavam também passar por um processo e é por isso que Eliseu passa aqui afinal de contas Eliseu também já servia a Deus através do apoio que ele dava a Elias. Mas agora com o subir ao céu de Elias que agora vai exercer uma outra função talvez como uma das duas testemunhas mas a gente sabe que Elias aparece no ministério de Jesus junto com Moisés, vai exercer uma outra função. Agora Eliseu quando volta ele passa de novo pelas águas do Jordão não é para se purificar afinal de contas ele já tinha passado antes é para que se cumprisse a justiça onde um ministério sai de cena e outro Ministério entra em cena, então se nós voltarmos agora para o Êxodo. Quando Moisés chega aqui do outro lado do Jordão, Moisés não passa ele é levado para o ministério que Deus o chamou lá no monte da transfiguração onde ele aparece na história de Jesus. Mas quem passa pelas águas do Jordão e agora assume o seu próprio Ministério é Josué. Então Josué estava cumprindo toda a justiça ao reconhecer Moisés como líder anterior e agora assumir a sua liderança, o seu lugar na liderança do povo de Israel da mesma forma Eliseu já trabalhava junto com Elias e ele passa por aqui junto com Elias. Quando ele volta e passa novamente pelas águas ele está reconhecendo o ministério de Elias que foi levado para o ministério que agora vai aparecer lá na transfiguração. Elias volta para o ministério para o qual Deus o chamou. Quando Jesus vem ao Jordão o que ele está fazendo é exatamente isso, ele está cumprindo toda a justiça, ele reconhece que João era um profeta como Elias. O homem segundo o espírito de Elias que haveria de vir. Ele reconhece que não houve homem maior em nascidos de mulheres além de João. Jesus reconhece o ministério de João e agora que João vai partir quando João é decapitado justamente do outro lado do Jordão, exatamente como Elias subiu ao céu do outro lado e Moisés também foi levado por Deus e sepultado por Deus do outro lado do Jordão.

Aqui Jesus sai das águas e vai para a terra de Israel, a terra do ministério e exerce o seu ministério. O ministério para o qual ELE foi chamado, nós sabemos que Jesus não pecou, Jesus jamais pecou. Jesus deu exemplo em tudo e foi perfeito em tudo. Então é por isso que nós vemos aqui, que quando ele vem as águas e João o questiona, Ele não diz: eu preciso me arrepender dos meus pecados. Ele diz: convém que se cumpra toda a justiça.

Eu trouxe essa palavra para você para que você entenda que às vezes você é chamado por Deus. Às vezes você é batizado quando é jovem criança. Mas Deus vai te levar pelo deserto. Pode ser que o deserto seja antes ou depois, no caso de Jesus foi depois, no deserto da Tentação para confirmar tudo aquilo que ele já tinha vivido. Ou pode ser que o deserto seja antes. Como o povo de Israel que passou por todo o deserto e Josué passou por todo o deserto. Então ele entra na Terra Prometida para cumprir o ministério dele. Não importa quando é que vai ser o deserto, se antes da sua conversão ou depois da sua conversão, mas eu quero te dizer que quando Deus te chamar para o ministério você tem que lembrar disso aqui mesmo. Mesmo que você não desça as águas. Não queira se batizar novamente. Não queira sinalizar que você está cumprindo toda a justiça, entenda que é necessário que você morra para o deserto. É necessário que você morra para as aflições, para as tristezas, para a dor, para o luto, para a carne, para tudo que você viveu até agora. Porque antes de exercer o ministério para o qual foi chamado, Deus quer que você entre nas águas literalmente ou não literalmente, mas que você sepulte aquela vida primeiro, para que Deus possa agir de forma plena no seu ministério. Então se você nunca entregou sua vida para Jesus, nunca entregou sua vida para Yeshua, essa é uma oportunidade para você sinalizar dizendo:

Eu me arrependo dos meus pecados, eu quero seguir os Teus passos.

Mas se você já entregou e viveu a vida toda sendo provado sendo testado no deserto, eu quero dizer uma coisa para você: Deus tem um propósito maior para você que é te levar ao centro da vontade dele, ao Ministério que ele tem para sua vida, você pode não vir aqui no Jordão e descer nas águas ou não, ir num batistério ou ir numa praia fazer um ato. Faça um propósito no seu coração. Olhe para a sua vida espiritual e deixe tudo que se passou na sua vida espiritual emocional material para trás. Faça hoje um propósito com o Deus de Israel para seguir para o centro da vontade dEle. Para exercer o ministério que Ele tem te chamado. Se você estava esperando a confirmação. Este vídeo é confirmação.

Não se importe com o que vai se levantar contra você ou com o que vão dizer. Se importe com o que Deus está vendo em seu coração. Não se deixe levar pelas coisas materiais. Todos esses heróis da Fé, eles um dia abandonaram as coisas materiais para seguir aquilo que verdadeiramente vale a pena seguir, pelos passos de Abraão, os passos da Fé. Seguir rumo ao Deus de Israel. Bem, eu espero que você tenha gostado dessa meditação. Que Deus abençoe profundamente a sua vida e lembre-se, não é apenas o começo de um processo como o batismo mas sim como vamos lidar com isso na continuidade da nossa caminhada da fé.

Mais uma vez meu muito obrigado que Deus abençoe profundamente a sua vida aqui é Miguel Nicolaevsky, direto de Sião para vocês

Estudo Bíblico: “Cumprir toda a Justiça” em Mateus 3:14-17

Texto Base: Mateus 3:14-17 (NVI)

14 Mas João tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15 Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.
16 Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
17 Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Introdução

O batismo de Jesus por João Batista é um evento repleto de significado teológico. Jesus, sendo sem pecado, não precisava de arrependimento. No entanto, Ele insistiu em ser batizado “para cumprir toda a justiça”. Vamos explorar o significado desta expressão, considerando como ela reconhece e valida o ministério de João Batista, e como isso se relaciona com eventos anteriores na história bíblica, especificamente com os profetas Elias e Eliseu, e com Moisés e Josué.

Contexto Histórico e Teológico

Reconhecimento do Ministério de João Batista

João Batista veio para preparar o caminho do Senhor, pregando o arrependimento e batizando as pessoas como um sinal de purificação e preparação para o Messias. Quando Jesus pediu para ser batizado por João, Ele estava, em parte, endossando e validando o ministério de João. Ao dizer “convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”, Jesus estava reconhecendo que a missão de João fazia parte do plano divino.

Comparação com Elias e Eliseu

A relação entre Elias e Eliseu é um paralelo interessante para compreender o batismo de Jesus. Elias, um grande profeta, foi sucedido por Eliseu, que pediu e recebeu uma porção dobrada do espírito de Elias. O evento crucial aqui foi a travessia do rio Jordão. Eliseu cruzou o Jordão após a ascensão de Elias ao céu, usando o manto de Elias para dividir as águas, mostrando que ele agora possuía o espírito e a autoridade de Elias.

Texto Bíblico: 2 Reis 2:9-14 (NVI)
9 Quando tinham passado, Elias disse a Eliseu: “O que posso fazer por você, antes que eu seja levado para longe de você?” Respondeu Eliseu: “Faze-me herdar porção dobrada do teu espírito”.
10 Disse Elias: “Seu pedido é difícil, mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido”.
11 De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, com cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.
12 Quando Eliseu viu isso, gritou: “Meu pai! Meu pai! Tu és como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel!” E, quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou suas próprias vestes e as rasgou ao meio.
13 Depois pegou o manto de Elias, que tinha caído, e voltou para a margem do Jordão.
14 Então bateu nas águas do rio com o manto e elas se dividiram para a direita e para a esquerda, e ele atravessou.

Comparação com Moisés e Josué

Outro paralelo pode ser visto na transição de liderança de Moisés para Josué. Moisés liderou os israelitas na saída do Egito e os guiou pelo deserto, mas foi Josué quem liderou o povo na travessia do Jordão para entrar na Terra Prometida. Essa travessia representava a continuidade e a confirmação do ministério de Moisés na nova liderança de Josué.

Texto Bíblico: Josué 3:7-17 (NVI)
7 E o Senhor disse a Josué: “Hoje começarei a exaltá-lo aos olhos de todo o Israel, para que saibam que estarei com você como estive com Moisés.
8 Portanto, você é quem dará a seguinte ordem aos sacerdotes que carregam a arca da aliança: ‘Quando chegarem às margens das águas do Jordão, parem junto ao rio'”.
9 Josué disse aos israelitas: “Venham ouvir as palavras do Senhor, do seu Deus.
10 Assim saberão que o Deus vivo está entre vocês e que certamente expulsará da presença de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.
11 Vejam, a arca da aliança do Soberano de toda a terra atravessará o Jordão à frente de vocês.
12 Agora escolham doze israelitas, um de cada tribo.
13 Quando os sacerdotes que carregam a arca do Senhor, o Soberano de toda a terra, puserem os pés no Jordão, a correnteza será represada e as águas formarão uma muralha”.
14 Quando, pois, o povo desmontou o acampamento para atravessar o Jordão, os sacerdotes que carregavam a arca da aliança foram adiante.
15 (O Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita.) Assim que os sacerdotes que carregavam a arca chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas,
16 a água que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância, perto de uma cidade chamada Adam, nas proximidades de Zaretã, enquanto a água que descia para o mar de Arabá (o mar Salgado) escoou totalmente. Então o povo atravessou em frente de Jericó.
17 Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor pararam firmes no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação atravessou em terra seca.

Análise do Texto

Mateus 3:14-15 – A Hesitação de João e a Resposta de Jesus

João, sabendo quem Jesus era, hesitou em batizá-lo. Ele reconheceu a superioridade de Jesus e sua própria indignidade. No entanto, Jesus insistiu, enfatizando que o batismo era necessário “para cumprir toda a justiça”. Esta justiça pode ser entendida como o cumprimento do plano redentor de Deus, que incluía o ministério de João Batista como precursor.

Mateus 3:16 – O Espírito Santo Desce

Após o batismo, o Espírito Santo desceu sobre Jesus como uma pomba, simbolizando a unção de Jesus para o Seu ministério público. Este evento ecoa o recebimento do Espírito por Eliseu, confirmando sua continuidade no ministério de Elias.

Mateus 3:17 – A Voz do Céu

Deus Pai confirma a identidade de Jesus como Seu Filho amado. Este é um momento de validação divina, semelhante ao reconhecimento de Josué como sucessor de Moisés. Assim como Deus esteve com Moisés, Ele estaria com Josué, e agora declara que Jesus é Seu Filho em quem Ele tem prazer.

Conclusão

“Cumprir toda a justiça” no batismo de Jesus por João Batista representa um reconhecimento e validação do ministério de João, ligando-o à missão redentora de Jesus. Este evento é um eco das passagens bíblicas anteriores onde transições de liderança e ministério são confirmadas através de eventos simbólicos como a travessia do Jordão.

Aplicação

Para os crentes hoje, este reconhecimento mútuo entre Jesus e João Batista nos ensina sobre a importância da obediência, humildade e validação dos ministérios dentro do corpo de Cristo. A história nos encoraja a honrar e continuar os ministérios que Deus estabeleceu, sabendo que cada parte do Seu plano é crucial para o cumprimento da Sua justiça.

Que possamos seguir o exemplo de Jesus, reconhecendo e cumprindo a justiça de Deus em nossas vidas e ministérios.

About the Author

Prof. Miguel Nicolaevsky

Miguel Nicolaevsky, nascido no Rio de Janeiro em 1969, é um pesquisador e historiador bíblico. Após uma carreira inicial em publicidade, imigrou para Israel em 1996. Lá, estudou programação e multimídia, alcançando cargos de destaque em tecnologia. Fundou o cafetorah.com em 2004 e posteriormente a Israel Agency. É autor de sete livros sobre judaísmo e lidera palestras no meio judaico messiânico. Reconhecido por sua expertise em arqueologia bíblica, história de Israel e hebraico bíblico, seu trabalho influente se estende globalmente, impactando milhões através de suas atividades online e colaborações com empresas de alta tecnologia.

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