Haftará, o que é?

A Haftara é uma prática religiosa judaica que envolve a leitura de um trecho dos livros dos Profetas (Nevi’im) após a leitura da Torá durante os serviços religiosos judaicos, especialmente aos sábados (Shabat), em festivais e em ocasiões especiais. A palavra “Haftara” vem do hebraico e significa “conclusão” ou “finalização”, referindo-se à leitura adicional que complementa a leitura semanal da Torá.

A Haftara é lida durante o serviço religioso, geralmente após a conclusão da leitura da porção semanal da Torá. O trecho da Haftara selecionado costuma ter uma relação temática ou contextual com a porção da Torá lida naquele dia, de modo a enriquecer o entendimento espiritual e moral da mensagem da Torá.

A prática da Haftara tem suas raízes antigas e evoluiu ao longo do tempo como parte integrante dos serviços religiosos judaicos. Embora os trechos específicos da Haftara possam variar dependendo da tradição e do calendário, a prática de ler um trecho dos Profetas após a leitura da Torá é observada em toda a comunidade judaica.

A Haftara desempenha vários papéis na tradição judaica:

  1. Enriquecimento Espiritual: A leitura da Haftara complementa os ensinamentos da Torá, fornecendo uma perspectiva profética e espiritual que amplia a compreensão da mensagem bíblica.
  2. Contexto Temático: O trecho da Haftara é frequentemente escolhido por sua relação temática com a porção da Torá lida naquele dia, oferecendo uma conexão entre os ensinamentos da Torá e as mensagens dos Profetas.
  3. Continuidade Histórica: A prática da Haftara remonta aos tempos do Segundo Templo e continua sendo uma tradição transmitida de geração em geração, conectando as comunidades judaicas ao longo dos séculos.
  4. Reflexão e Lições: As mensagens contidas na Haftara muitas vezes oferecem reflexões morais, éticas e espirituais que são relevantes para a vida e os desafios contemporâneos.
  5. Celebrações e Festivais: A Haftara é lida não apenas nos sábados, mas também em festivais judaicos e em ocasiões especiais, enriquecendo as celebrações religiosas.

Em resumo, a Haftara é uma tradição judaica que envolve a leitura de trechos dos Profetas após a leitura da Torá durante os serviços religiosos. Ela desempenha um papel importante ao enriquecer a compreensão espiritual da mensagem bíblica, proporcionar contexto temático e conectar a comunidade judaica à sua história e tradição.

Como surgiu a Haftará?

A prática da Haftara, que envolve a leitura de um trecho dos livros dos Profetas (Nevi’im) após a leitura da Torá durante o serviço religioso judaico, tem suas raízes na tradição e na evolução do culto judaico ao longo dos séculos. Embora não haja um único ponto de origem, a Haftara evoluiu gradualmente de uma maneira que refletia as necessidades espirituais e religiosas da comunidade judaica. Aqui está uma visão geral de como a prática da Haftara pode ter surgido:

  1. Contexto Histórico: Durante a época do Segundo Templo (cerca de 516 a.C. a 70 d.C.), o Templo de Jerusalém era um ponto central da vida religiosa e espiritual judaica. Durante os serviços no Templo, as porções da Torá eram lidas, mas também havia a tradição de ler profecias dos livros dos Profetas. Essas leituras podiam estar relacionadas com os temas das porções da Torá ou com as necessidades da comunidade naquele momento.
  2. Ênfase nas Profecias: Os Profetas continham mensagens divinas, exortações morais e orientações espirituais que muitas vezes complementavam os ensinamentos e as histórias encontrados na Torá. À medida que o estudo e a leitura dos livros dos Profetas se tornaram mais estabelecidos, a prática de incorporar essas mensagens nas liturgias dos serviços religiosos também ganhou destaque.
  3. Associação Temática: Com o tempo, os líderes religiosos e estudiosos judaicos começaram a selecionar trechos dos Profetas que tinham uma relação temática com a porção da Torá lida naquele dia. Essa prática permitia que a Haftara fornecesse uma perspectiva adicional ou uma lição que complementasse a porção da Torá.
  4. Pós-Destruição do Templo: Após a destruição do Segundo Templo pelos romanos em 70 d.C., a prática da leitura pública da Torá e dos trechos dos Profetas passou para as sinagogas, que se tornaram os centros religiosos da comunidade judaica. A prática da Haftara continuou a evoluir e se consolidou como parte integrante dos serviços religiosos judaicos.
  5. Desenvolvimento das Tradições: Ao longo do tempo, diferentes comunidades judaicas desenvolveram suas próprias tradições em relação à seleção dos trechos da Haftara e à forma como eles eram lidos e interpretados. Isso resultou em variações nas tradições da Haftara em diferentes grupos judaicos (ashkenazi, sefardita, iemenita, entre outros).

Portanto, a Haftara emergiu gradualmente como uma prática que complementava a leitura da Torá e oferecia mensagens proféticas, espirituais e morais aos serviços religiosos judaicos. À medida que a tradição evoluía, a Haftara passou a fazer parte integral da liturgia judaica e continua sendo observada até os dias de hoje, enriquecendo a experiência espiritual dos fiéis e fornecendo um contexto mais amplo para os ensinamentos da Torá.

About the Author

Prof. Miguel Nicolaevsky

Miguel Nicolaevsky, nascido no Rio de Janeiro em 1969, é um pesquisador e historiador bíblico. Após uma carreira inicial em publicidade, imigrou para Israel em 1996. Lá, estudou programação e multimídia, alcançando cargos de destaque em tecnologia. Fundou o cafetorah.com em 2004 e posteriormente a Israel Agency. É autor de sete livros sobre judaísmo e lidera palestras no meio judaico messiânico. Reconhecido por sua expertise em arqueologia bíblica, história de Israel e hebraico bíblico, seu trabalho influente se estende globalmente, impactando milhões através de suas atividades online e colaborações com empresas de alta tecnologia.

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