Divisões da Bíblia – Um mapa para melhor compreensão do texto sagrado

A Bíblia é dividida em várias seções distintas, cada uma contendo diferentes tipos de textos e literatura. As divisões da Bíblia podem variar um pouco entre as diferentes tradições religiosas e versões da Bíblia, mas geralmente consistem nas seguintes partes principais:

  1. Antigo Testamento (Tanakh no Judaísmo):
    • Torá (Lei): Contém os cinco primeiros livros da Bíblia, também conhecidos como o Pentateuco. São Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Esses livros narram a criação do mundo, a história dos patriarcas, a libertação dos israelitas do Egito e os mandamentos de Deus dados a Moisés.
    • Nevi’im (Profetas): Esta seção inclui os livros históricos e proféticos. Livros históricos como Josué, Juízes, Samuel e Reis narram a história de Israel após a conquista da Terra Prometida. Livros proféticos como Isaías, Jeremias, Ezequiel e os Doze Profetas Menores apresentam mensagens divinas e visões proféticas.
    • Ketuvim (Escritos): Esta seção inclui uma variedade de livros, como os Salmos (poemas e orações), Provérbios (sabedoria), Jó (uma narrativa sobre o sofrimento), Rute, Ester, Lamentações (lamento pela destruição de Jerusalém), Daniel (visões apocalípticas) e outros.
  2. Deuterocanônicos (Livros Apócrifos no Protestantismo): Esses livros são considerados canônicos por algumas denominações cristãs, mas não por outras. Eles são encontrados na Bíblia Católica e em algumas versões ortodoxas, mas não são parte do cânon protestante. Eles incluem livros como Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (ou Sirácida), Baruque, 1 e 2 Macabeus e partes adicionais em Daniel e Ester.
  3. Novo Testamento:
    • Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João narram a vida, os ensinamentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
    • Atos dos Apóstolos: Registro dos primeiros anos do cristianismo primitivo, focando nas ações dos apóstolos após a ressurreição de Jesus.
    • Epístolas (Cartas): As cartas escritas por apóstolos como Paulo, Pedro, Tiago e outros para comunidades cristãs ou indivíduos. Essas cartas abordam doutrina, ética e questões práticas.
    • Apocalipse: Também conhecido como Livro da Revelação, apresenta uma visão apocalíptica do futuro e da batalha entre o bem e o mal.

Cada uma dessas divisões tem sua própria importância teológica e literária e contribui para a rica tapeçaria da Bíblia como um todo.

About the Author

Prof. Miguel Nicolaevsky

Miguel Nicolaevsky, nascido no Rio de Janeiro em 1969, é um pesquisador e historiador bíblico. Após uma carreira inicial em publicidade, imigrou para Israel em 1996. Lá, estudou programação e multimídia, alcançando cargos de destaque em tecnologia. Fundou o cafetorah.com em 2004 e posteriormente a Israel Agency. É autor de sete livros sobre judaísmo e lidera palestras no meio judaico messiânico. Reconhecido por sua expertise em arqueologia bíblica, história de Israel e hebraico bíblico, seu trabalho influente se estende globalmente, impactando milhões através de suas atividades online e colaborações com empresas de alta tecnologia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like these

X