A Parashá Bereshit marca o início da Torá e do relato da criação do universo. Ela começa com a famosa frase: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”.
- A Criação do Mundo (Gênesis 1:1-2:3):
Nos seis dias da criação, Deus cria o mundo em etapas, começando pela luz e terminando com o ser humano, feito à Sua imagem e semelhança. No primeiro dia, Ele separa a luz das trevas. Nos dias seguintes, Ele cria o céu, a terra, os mares, as plantas, o sol, a lua, os animais, e, finalmente, o ser humano. No sétimo dia, Deus descansa, santificando o sábado (Shabat). - A Criação do Homem e da Mulher (Gênesis 2:4-25):
A narrativa então se aprofunda na criação do homem e da mulher. Adão é criado do pó da terra, e Deus sopra em suas narinas o fôlego de vida. Adão vive no Jardim do Éden, onde Deus o coloca para cuidar do jardim. Deus percebe que não é bom que o homem esteja só e cria a mulher, Eva, a partir de uma costela de Adão. - O Pecado Original (Gênesis 3:1-24):
A serpente engana Eva, que come do fruto proibido da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, desobedecendo à única proibição de Deus. Ela oferece o fruto a Adão, que também come. Como consequência, seus olhos se abrem, e eles percebem que estão nus. Deus os pune por sua desobediência: a serpente é amaldiçoada a rastejar; Eva enfrentará dores no parto; Adão terá que trabalhar arduamente para prover seu sustento, e ambos são expulsos do Jardim do Éden. - Caim e Abel (Gênesis 4:1-24):
Adão e Eva têm dois filhos, Caim e Abel. Caim, o mais velho, é agricultor, enquanto Abel é pastor de ovelhas. Ambos fazem ofertas a Deus, mas Ele aceita a oferta de Abel e rejeita a de Caim. Enciumado, Caim mata Abel. Como punição, Caim é condenado a vagar pela terra como errante. No entanto, Deus marca Caim para que ninguém o mate. - Descendentes de Adão e o Aumento da Maldade (Gênesis 4:25-6:8):
Adão e Eva têm outro filho, Sete, de cuja linhagem surge Noé. A humanidade começa a se multiplicar, mas a maldade se espalha pela terra. Deus lamenta a criação do homem e decide trazer um dilúvio para purificar o mundo, mas Noé encontra graça aos olhos de Deus.
Haftará: Isaías 42:5-43:10
A Haftará complementa o tema da criação e da soberania de Deus. Isaías 42:5-43:10 destaca Deus como o Criador do céu e da terra, que dá fôlego a todos os seres. Ele chama Israel para ser uma luz para as nações, anunciando Sua justiça. Deus promete libertar Israel e redimir Seu povo, lembrando-os de que Ele é o único verdadeiro Deus e que não há outro salvador. Essa porção enfatiza o poder de Deus como o Criador e Redentor, e Sua promessa de redenção para aqueles que O seguem.
O paralelo entre a Parashá e a Haftará reflete a temática da criação divina e o papel do ser humano dentro do plano de Deus, bem como a responsabilidade de Israel em ser uma luz para o mundo, assim como Adão foi criado para ser guardião da criação divina.
Referência no Novo Testamento
No Novo Testamento, o conceito de Deus como Criador e Redentor pode ser encontrado em diversas passagens, destacando-se especialmente:
- João 1:1-3:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”
Esta passagem ecoa a criação do mundo em Bereshit e enfatiza a participação ativa de Cristo na criação. - Colossenses 1:16-17:
“Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis… tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.”
Paulo reafirma que Cristo é o agente da criação, assim como Deus é descrito como o Criador em Isaías e Bereshit. - Atos 13:47:
“Porque assim o Senhor nos ordenou: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.”
Esta passagem aplica a missão de Israel, descrita em Isaías 42:6 como “luz para as nações”, aos seguidores de Cristo, continuando o tema de trazer luz e redenção ao mundo.
Assim, o Novo Testamento conecta o papel de Cristo como Criador, Salvador, e Luz do mundo, refletindo a mensagem de criação e redenção presente tanto na Parashá Bereshit quanto na Haftará de Isaías.