1. Introdução
O capítulo 7 do Apocalipse apresenta uma lista de doze tribos de Israel, mas com duas ausências notáveis: Dan e Efraim. Esses dois nomes são substituídos por José e Levi, configurando uma formação diferente da tradição encontrada no Antigo Testamento. Este estudo examina as razões bíblicas e teológicas para essas ausências, explorando referências históricas e espirituais, como 1 Reis 12:28-32, além de outros textos que tratam da adoração de outros deuses e da rebelião contra Deus.
2. O Contexto de Apocalipse 7
No Apocalipse, os 144.000 selados representam um grupo escolhido de Deus, separado do julgamento iminente. Eles simbolizam pureza e lealdade a Deus em meio à grande tribulação. A lista das tribos inclui: Judá, Rãben, Gade, Aser, Naftali, Manassés, Simeão, Levi, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.
Dan e Efraim são omitidos, sugerindo que suas ausências possuem um significado espiritual importante relacionado à idolatria e rebelião.
3. 1 Reis 12:28-32: A Rebelião de Jeroboão
“Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho será para vós subir a Jerusalém; vê aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. E isso foi causa de pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar. Também fez casas dos altos, e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi. E Jeroboão ordenou uma festa no oitavo mês, no décimo quinto dia do mês, conforme a festa que se fazia em Judá; e sacrificou no altar. Semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; e em Betel estabeleceu os sacerdotes dos altos que fizera.” (1 Reis 12:28-32)
Após a divisão do reino de Israel, Jeroboão, rei das tribos do norte, estabeleceu dois bezerros de ouro, um em Betel e outro em Dã. Ele declarou: “Aqui estão os deuses que tiraram vocês do Egito”. Essa decisão foi motivada pelo medo de perder o controle político para Judá caso o povo continuasse a adorar no templo em Jerusalém.
Dan, como local de um desses bezerros, tornou-se um centro de idolatria. A idolatria é condenada em toda a Escritura como um afastamento da fidelidade a Deus (Deuteronômio 5:7-9; Êxodo 32:1-6). Isso marca Dan como uma tribo ligada à rebelião espiritual.
4. Efraim: Liderança e Idolatria
Efraim, a principal tribo do Reino do Norte, também se destacou pela idolatria. Os profetas frequentemente condenaram Efraim por liderar Israel em pecado.
“Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o.” (Oséias 4:17)
Essa condenação reflete a persistente infidelidade de Efraim e seu papel como exemplo negativo para o restante das tribos.
5. Outras Referências sobre Idolatria e Rebelião
- Juízes 18: “Então responderam-lhe os cinco homens que foram espiar a terra de Lais, e disseram aos seus irmãos: Sabeis vós que nesta casa há um éfode, e terafins, e uma imagem de escultura, e uma imagem de fundição? Olhai, pois, o que haveis de fazer.” (Juízes 18:14). A tribo de Dan é descrita como roubando e estabelecendo um ídolo para si.
- Deuteronômio 29:18-21: “Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, para ir servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê fel e absinto… O Senhor não lhe quererá perdoar; mas então fumegará a ira do Senhor e o seu zelo sobre esse homem, e toda a maldição que está escrita neste livro jazerá sobre ele, e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.”
- Oséias 8:4-6: “Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos. O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou; a minha ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência? Porque isso vem de Israel; um artífice o fez, e não é Deus; mas em pedaços será desfeito o bezerro de Samaria.”
6. Lições Espirituais e de Vida
A exclusão de Dan e Efraim na lista de Apocalipse 7 oferece várias lições espirituais:
- A Idolatria Afasta da Presença de Deus: Assim como Dan e Efraim foram excluídos da lista, o pecado da idolatria ainda separa os fiéis de Deus. A fidelidade é essencial para permanecer no plano de Deus.
- Consequências da Liderança Espiritual Negativa: Tanto Dan quanto Efraim serviram como maus exemplos, mostrando que aqueles em posições de liderança espiritual são responsáveis por conduzir outros no caminho certo.
- A Graça e a Misericórdia de Deus: Apesar da exclusão dessas tribos na lista de Apocalipse, a promessa de restauração é evidente em toda a Escritura. Deus sempre oferece oportunidade para arrependimento e retorno (Oséias 14:4-7).
- Priorizar Deus em Tudo: A fidelidade é uma decisão diária. Adorar a Deus de forma exclusiva é uma escolha que impacta gerações, como demonstra a história de Israel.
7. Conclusão
Dan e Efraim foram omitidos da lista de Apocalipse 7 por causa de seu histórico de idolatria e rebelião. Essa ausência não apenas ressalta as consequências do pecado, mas também serve como um chamado à santidade e à fidelidade. Para os crentes de hoje, a história dessas tribos é um lembrete solene da importância de colocar Deus no centro de nossas vidas e evitar os “ídolos modernos” que podem nos afastar Dele.
li completamente o texto, gostei!
Alguns comentaristas dizem que a tribo de José mencionada em Apocalipse 7, será a tribo de Efraim, li até um um livro chamado “A Divisão de Israel e sua Reunificação” que já está fora de circulação, onde o autor mencionava a possibilidade de que o patriarca José quando estava em vida, teve outros fihos que formaram uma tribo que não foi mencionada históricamente, mas o fato é que existe uma grande mistério que a revelação, não quis que nós viesse a saber.
Não me baseio em fábulas de “teólogos”. Me baseio na palavra de Deus. José é uma referência a tribo de Manasses e não de Efraim.
Prezado Prof. Miguel,
Assisto seus vídeos no YouTube, os documentários, seus testemunhos da Presença de Deus constante em nossas Vidas, isto faço com muita atenção e nestes procuro meditar e observar no dia a dia e a cada novo ensinamento que nos são trazidos pela história já registrada e mesmo aquelas que possivelmente nem estejam registradas ou conhecidas ainda dadas pela infinita sabedoria de Deus, distribuída aos que amam a Deus.
Como interpretas Gênesis 48
(17 a 20) ?
Shalom meu caro. Excelente questão levantaste, e sim, a luz da Palavra de Deus há uma resposta para isso. Em breve lançarei um estudo que vai esclarecer isso e vai dar apoio a argumentação desde estudo que mostra também o motivo pelo qual Efraim e Dan não aparecem nas escrituras. Grato e que o Eterno o abençoe e a sua família também.
Shalom! Eu pelo que leio na palavra de D’us, de todas as promessas e fidelidade do Eterno, a explicação da ausência de Dã não é tão simples assim; pois nas revelações do profeta é sacerdote Ezequiel este vê o templo e recebe os limites das tribos no topo, a primeira ao norte está Dã, e nenhuma possa toda a área leste do Jordão.
Quanto a ser por pecados e idolatria, todos as tribos é cidades cometeram, até sacrifícios de crianças; O eterno tem promessas de restauração, e tem um remanescente em alguns lugar, Ele É D’us. Por mais que tentassem acabar com Israel, um remanescente, até do holocausto sobreviveu. Enfim, glória ao Eterno. Tenho comigo: deuteronomio 29.29. Q as bênçãos estejam sobre nós!
Excelente comentário. Pois é, não se trata de extermínio das tribos. As tribos não foram exterminadas. E realmente Dan e Efraim ainda existem. Estas não aparecem no Apocalipse porque este livro é instrutivo e não somente profético. Enquanto o livro de Ezequiel é praticamente todo profético e menos instrutivo. Ezequiel trata de um modelo de perfeição material, que nunca foi alcançado, mas Apocalipse trata de um modelo espiritual que ainda está para ser concretizado. Sem dúvida alguma temos ainda muito que aprender e entender o porque desta diferenças. Não é somente por causa da idolatria destas tribos, mas principalmente porque estas tribos ergueram templos, chamando-os de templo de YHWH, colocando um bezerro no lugar do Senhor, ou seja, transformando em suas mentes o Deus invisível em algo material e temporal. As outras tribos também praticaram idolatria, mas jamais chamaram YHWH a deuses falsos. Este é o grande diferencial. Mesmo assim, considero que temos muito ainda que nos aprofundar no conhecimento que somente entenderemos plenamente quando ELE se manifestar. Obrigado e Deus abençoe.
Sempre tive curiosidade em desvendar o mistério desse tema. Buscava um “tempinho” para me dedicar em esclarecer as indagações que me vieram quando lia essa passagem bíblica. Graças a Deus esse artigo me trouxe a resposta. Parabéns Miguel!
Louvado seja o Senhor Solange. Obrigado por seu comentário minha irmã. Claro que ainda temos muito que aprender com este assunto e a nossa responsabilidade de não confundirmos a glória de coisas temporais com a glória de Deus. Obrigado e um dia abençoado.