O que realmente significa: “Anda na Minha Presença e Sê Perfeito”?
O que realmente significa: “Anda na Minha Presença e Sê Perfeito”?

O que realmente significa: “Anda na Minha Presença e Sê Perfeito”?

“Anda na Minha Presença e Sê Perfeito”: O Que Deus Realmente Pediu a Abraão — e a Nós

Introdução

Quando Deus apareceu a Abraão em Gênesis 17:1, fez uma das mais importantes declarações e convocações espirituais de toda a Escritura:

“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.”

A palavra “perfeito” aqui é a tradução do termo hebraico תָּמִים (tamim), que não se refere a uma perfeição moral absoluta ou ausência total de erros, mas a uma vida inteira, sincera, pura de coração e irrepreensível aos olhos de Deus. Porém, entre todas estas características podemos apontar para uma que ia além de todas elas. Foi esta característica que fez com que Abraão realmente, mesmo após a sua morte, pudesse herdar todas as promessas de Deus para si e para os seus descendentes. Vamos aprender mais sobre isso juntos seguindo a leitura.

Esse chamado não foi apenas para Abraão, mas ecoa através das Escrituras para todos aqueles que desejam viver em aliança e intimidade com o Senhor.

O Significado de Tamim

A palavra tamim ocorre cerca de 91 vezes no Antigo Testamento, sendo traduzida por termos como perfeito, inteiro, sem defeito, íntegro. É usada para descrever:

  • Animais sem defeito para sacrifícios
  • Pessoas de integridade moral
  • Atitudes irrepreensíveis diante de Deus

Exemplos:

Jó 1:1 — “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.”

Êxodo 12:5 — “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito.”

Deuteronômio 18:13 — “Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.”

O Chamado de Abraão e o Padrão para Israel

Deus chamou Abraão para andar continuamente na Sua presença, num relacionamento íntimo e permanente.

Salmo 18:23 — “Também fui íntegro para com ele e me guardei da minha iniquidade.”

Salmo 15:1-2 — “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, pratica a justiça e, de coração, fala a verdade.”

A Continuidade no Novo Testamento

No Novo Testamento, a ideia de perfeição (teleios) envolve integridade, maturidade e completude.

Mateus 5:48 — “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.”

Filipenses 3:12-15 — “Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus… Pelo que todos quantos somos perfeitos, tenhamos este sentimento.”

Tiago 1:4 — “Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”

Como Andar na Presença de Deus Hoje

Ser tamim hoje significa:

  • Viver conscientemente na presença de Deus (Salmo 139:7-12)
  • Ser sincero de coração (Salmo 51:6)
  • Confiar totalmente em Deus (Provérbios 3:5-6)
  • Ter fé simples, como uma criança (Mateus 18:3)
  • Buscar santidade como estilo de vida (1 Pedro 1:15-16)
  • Viver sem hipocrisia religiosa (Tiago 1:22-27)

Não temos o controle de nossas vidas

Diante destes desafios, podemos pensar que temos as ferramentas para viver na presença e ser perfeito como Abraão foi, mas o que isso realmente significa? O chamado de Deus a Abraão foi o início de um convite eterno. Ser perfeito não é ser impecável, mas ter um coração puro, uma fé íntegra e andar na presença de Deus todos os dias. Por mais que busquemos praticar todas estas virtudes, Deus sabe que de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, deslisaremos em nossos passos e deixar a sinceridade e a integridade de lado como no caso de Abraão que por duas vezes se desviou, uma indo para o Egito, e outra indo para Gerar. Em ambos os casos ele teve que omitir a verdade por causa do medo de pessoas más. Mas Deus provou a Abraão que é necessário ir além da integridade para vencer situações como estas.

Salmo 84:11 — “Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na sinceridade.”

Conclusão

De todas as características de Abraão, houve apenas uma que demonstrou realmente para Deus, sua perfeição, e não foi sua integridade, não foi sua hospitalidade, foi sua fé, da mesma forma ocorreu com Davi, vejamos o que Paulo declara sobre isso:

Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
Romanos 4:3-8

Portanto, diante de tudo isso, em sua essência, o termo mais aplicável para a palavra TAMIM cujo versículo foi traduzido para “Anda na Minha Presença e Sê Perfeito(TAMIM)” seria “Ande em minha presença haja uma fé inocente”. Yeshua nos revela através do Sermão do Monte, as características do cidadão do Reino de Deus que implica em viver uma vida inocente, buscando a paz, esperança na justiça de Deus, simplicidade na fé, temor, amor ao próximo, suportar as afrontas. Ser perfeito não é não errar, mas sim crer que o Senhor é generoso com aqueles que apesar das circunstâncias deste mundo e da vida, continuam firmes, buscando servi-lo de todo coração.

Lições Práticas

  • Examine sua integridade diante de Deus.
  • Decida andar diariamente na presença do Senhor.
  • Busque uma fé simples e honesta.
  • Permaneça em constante progresso espiritual.
  • Cultive santidade e sinceridade.

Que o Eterno, em Yeshua, possa nos conceder a força para continuar crendo e buscando a obediência ao Pai, mesmo diante de um mundo tão cruel, circunstâncias que provam nossa fé, saúde abalada, finanças destruídas e famílias dilaceradas. Continuar crendo que ELE tem para nós um futuro e uma esperança conforme descrito em Jeremias 29:11

Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

Desde Sião, Miguel Nicolaevsky