A Haftara é uma prática religiosa judaica que envolve a leitura de um trecho dos livros dos Profetas (Nevi’im) após a leitura da Torá durante os serviços religiosos judaicos, especialmente aos sábados (Shabat), em festivais e em ocasiões especiais. A palavra “Haftara” vem do hebraico e significa “conclusão” ou “finalização”, referindo-se à leitura adicional que complementa a leitura semanal da Torá.
A Haftara é lida durante o serviço religioso, geralmente após a conclusão da leitura da porção semanal da Torá. O trecho da Haftara selecionado costuma ter uma relação temática ou contextual com a porção da Torá lida naquele dia, de modo a enriquecer o entendimento espiritual e moral da mensagem da Torá.
A prática da Haftara tem suas raízes antigas e evoluiu ao longo do tempo como parte integrante dos serviços religiosos judaicos. Embora os trechos específicos da Haftara possam variar dependendo da tradição e do calendário, a prática de ler um trecho dos Profetas após a leitura da Torá é observada em toda a comunidade judaica.
A Haftara desempenha vários papéis na tradição judaica:
- Enriquecimento Espiritual: A leitura da Haftara complementa os ensinamentos da Torá, fornecendo uma perspectiva profética e espiritual que amplia a compreensão da mensagem bíblica.
- Contexto Temático: O trecho da Haftara é frequentemente escolhido por sua relação temática com a porção da Torá lida naquele dia, oferecendo uma conexão entre os ensinamentos da Torá e as mensagens dos Profetas.
- Continuidade Histórica: A prática da Haftara remonta aos tempos do Segundo Templo e continua sendo uma tradição transmitida de geração em geração, conectando as comunidades judaicas ao longo dos séculos.
- Reflexão e Lições: As mensagens contidas na Haftara muitas vezes oferecem reflexões morais, éticas e espirituais que são relevantes para a vida e os desafios contemporâneos.
- Celebrações e Festivais: A Haftara é lida não apenas nos sábados, mas também em festivais judaicos e em ocasiões especiais, enriquecendo as celebrações religiosas.
Em resumo, a Haftara é uma tradição judaica que envolve a leitura de trechos dos Profetas após a leitura da Torá durante os serviços religiosos. Ela desempenha um papel importante ao enriquecer a compreensão espiritual da mensagem bíblica, proporcionar contexto temático e conectar a comunidade judaica à sua história e tradição.
Como surgiu a Haftará?
A prática da Haftara, que envolve a leitura de um trecho dos livros dos Profetas (Nevi’im) após a leitura da Torá durante o serviço religioso judaico, tem suas raízes na tradição e na evolução do culto judaico ao longo dos séculos. Embora não haja um único ponto de origem, a Haftara evoluiu gradualmente de uma maneira que refletia as necessidades espirituais e religiosas da comunidade judaica. Aqui está uma visão geral de como a prática da Haftara pode ter surgido:
- Contexto Histórico: Durante a época do Segundo Templo (cerca de 516 a.C. a 70 d.C.), o Templo de Jerusalém era um ponto central da vida religiosa e espiritual judaica. Durante os serviços no Templo, as porções da Torá eram lidas, mas também havia a tradição de ler profecias dos livros dos Profetas. Essas leituras podiam estar relacionadas com os temas das porções da Torá ou com as necessidades da comunidade naquele momento.
- Ênfase nas Profecias: Os Profetas continham mensagens divinas, exortações morais e orientações espirituais que muitas vezes complementavam os ensinamentos e as histórias encontrados na Torá. À medida que o estudo e a leitura dos livros dos Profetas se tornaram mais estabelecidos, a prática de incorporar essas mensagens nas liturgias dos serviços religiosos também ganhou destaque.
- Associação Temática: Com o tempo, os líderes religiosos e estudiosos judaicos começaram a selecionar trechos dos Profetas que tinham uma relação temática com a porção da Torá lida naquele dia. Essa prática permitia que a Haftara fornecesse uma perspectiva adicional ou uma lição que complementasse a porção da Torá.
- Pós-Destruição do Templo: Após a destruição do Segundo Templo pelos romanos em 70 d.C., a prática da leitura pública da Torá e dos trechos dos Profetas passou para as sinagogas, que se tornaram os centros religiosos da comunidade judaica. A prática da Haftara continuou a evoluir e se consolidou como parte integrante dos serviços religiosos judaicos.
- Desenvolvimento das Tradições: Ao longo do tempo, diferentes comunidades judaicas desenvolveram suas próprias tradições em relação à seleção dos trechos da Haftara e à forma como eles eram lidos e interpretados. Isso resultou em variações nas tradições da Haftara em diferentes grupos judaicos (ashkenazi, sefardita, iemenita, entre outros).
Portanto, a Haftara emergiu gradualmente como uma prática que complementava a leitura da Torá e oferecia mensagens proféticas, espirituais e morais aos serviços religiosos judaicos. À medida que a tradição evoluía, a Haftara passou a fazer parte integral da liturgia judaica e continua sendo observada até os dias de hoje, enriquecendo a experiência espiritual dos fiéis e fornecendo um contexto mais amplo para os ensinamentos da Torá.